quarta-feira, 10 de maio de 2006

Esperanto

Alguém se lembra dessa velha língua?
É mais velha do que pensei, pensei que fosse algo como 1950, algo pós-segunda guerra, algo começo de ONU.
Mas não, meus conhecimentos de história se revelaram péssimos. (E eu não precisava ter exemplificado isso aqui).
O Esperanto foi criado em 1887.
Se não me engano, meu bisavô falava esperanto.


Bom, então a Maria, paranóica porque não sabia nada, absolutamente nada de Inglês, teve a brilhante idéia: Esperanto! Claro que antes ela pensou em Francês, Latim... E isso tudo porque todo mundo cobrava da pobre saber Inglês. Mas, putz, Inglês era justamente o que todo mundo queria que ela soubesse! Como, então, ela se mostraria "Maria", tentando aprender Inglês?

Nada disso.

E foi justamente quando ela pensava nisso que ela, numa visita a uma comunidade bacana que não tinha nada a ver com esperanto, achou um tópico, e nesse tópico um link para um curso grátis de Esperanto! Aí a Maria achou estranho, curso grátis com monitoria de professores... Hum, era estranho. Mas antes de ficar desconfiada, ela mandou o link para um primo quase tão estranho quanto ela, mas mais bacana.
Ele achou, como ela, o Esperanto uma ideologia supimpa! E de fato é. Bom, o caso é que ele baixou, o que fez com que a Maria baixasse também, e se empenhasse em aprender.

Sucedeu isto, pois, que agora a garota se deixou a escrever em lugar de estar a ler o que deveria, para prova de Química, que será aplicada logo cedo.

Irresponsável, ela? Que é isso! Ela tinha que dar as caras por aqui, aliás, tinha que tê-lo feito muito antes. Ah, por falar nisso, ela explica que ficou entretida com o curso, e por isso não deixou nenhuma tolice aqui. Nem em lugar nenhum, ela resolveu que mexeria na internet com menor freqüência. Agora já desistiu da idéia, considerando que é quarta-feira, está de noite, e ela definitivamente não tinha que estar aqui.


Nota: Por acaso a Maria se esqueceu de falar da ideologia esperantista mais a fundo, o que era a real intenção do post. Cobremos isso dela depois, porque ela sequer revisou o texto, antes de postar, disse já estar mais tarde do que ela imaginava.
Nota segunda: Sim, me empolguei com a terceira pessoa, hoje. E, não, as notas não são Post Scriptum, estou as escrevendo logo em seguida, ora bolas!

4 comentários:

  1. Eu sempre quis aprender Esperanto. Tá, nem sempre. Desde que eu descobri que ele existia.

    Passou um tempo e eu o esqueci, coitado. Mas o que não fazem as bandeijinhas simpáticas do Mc Donald's, não é mesmo? 8D huhuh.

    E esse Imagem e Ação aí?
    Hunf.
    Vicia.
    @_@.

    :**

    ResponderExcluir
  2. Ei! O cafetão Cubano do 'Frango Misterioso' escreveu um texto muito bom sobre esperanto certo vez. Xo ver se acho. Ok, aí vai:
    http://frangomisterioso.blogspot.com/2005/03/esperanto.html

    Aliás. Eu também estou aprendendo esperanto há uns 2 meses. Ĝis revido!

    ResponderExcluir
  3. Cláudia, faz tempo que não vejo as bandejinhas do MC Donald's. Não é ideologia, é que eu moro bem no fim do mundo, mesmo. =) Hahaha, bom, pelo menos elas propagam uma boa causa.

    ResponderExcluir
  4. Hum, boa mesmo, a matéria, Atomic. Aliás, as matérias que vi são todas hilárias. Um dia construo um acelerador de partículas! =)
    Hahaha, legal, quando eu terminar pelo menos metade das lições do básico eu arrisco trocar escrevinhações em esperanto. Antes, imagino que seja meio perigoso. Hehehe.

    ResponderExcluir