quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Agora sim!

Boas notícias!
Tenho casa!
Ufa, enfim.
Isso é tão bom que o resto anterior eu esqueci.
Mas posso contar um pouco de como estou.
No saldo do momento, estou feliz. A casa é grande, fica num bom lugar, meu quarto é claro e arejado. Minha colocataire é argeliana, mas os pais moram na Arábia Saudita. Ela é muito, muito simpática e sempre se oferece para me ajudar com o que eu preciso.
A casa estava sem móveis, então fomos comprar uma mesa para comermos, cadeiras, cortina para a banheira, coisas assim. Montamos tudo anteontem, e devo admitir que não me saí mal. Minhas mãos ficaram com bolhas, mas adoro ter esse tipo de habilidade, mesmo que isso dê ensejo à ideia de que o povo do Brasil é trabalhador braçal. Não é verdade, porque mesmo no Brasil eu sou exceção; mas me orgulho de ter aprendido com meu pai a trocar uma torneira, embora até ele hesitasse um pouco a me dar serviços que não são de mocinha.
Ontem consegui comprar uma cama e um colchão. Fui até um apartamento que era impossível de encontrar, num conjunto de prédios com uma vista incrível de toda a cidade (incrível mesmo) e fiquei pensando na questão da privatização das belas vistas. Quem não queria ter a praia na janela? Aí vem alguém, paga mais caro e coloca um prédio na frente do seu, sua janela passa a ver uma parede. Legal, né? Sei que não tem muito como evitar isso, mas é meio chato, de qualquer forma. As coisas mais bonitas deviam ser acessíveis a todos, porque mesmo que a teoria de que são raros os bons apreciadores fosse verdade, a gente nunca poderia prever em que camada social eles nascem. O moço da casa não parecia um bom apreciador. Primeiro porque aquela janela dispensava TV, mas, vá lá, questões culturais -  mas sobretudo porque, mesmo com aquela vista todos os dias, ele conseguia ser antipático. Não disse uma palavra a mais do que a necessária, parecia nervoso ou irritado, não sei se por causa do meu francês, pedi desculpas, de qualquer forma - ele disse que não era grave.
Ele levou a cama desmontada até a porta do meu prédio, eu subi com as coisas, montei a cama, limpei o quarto. Ufa, agora meu quarto até parece um quarto!
Uma belezinha.
E o colchão estava tão confortável que perdi a primeira aula da manhã. Até agora estava dormindo em um colchão inflável, então foi uma melhora significativa.
Ah, sim, vale dizer que me mudei no sábado, e antes disso passei dois dias na casa da Louisa, uma francesa que foi ao Brasil, fala português e também foi muito simpática comigo.
No domingo fui ao centro velho novamente e comi uma salada lyonaise, uma delícia. Folhas, tomate, croutons (torradinhas), bacon, um molho gostoso e - ovo pochet quentinho. Tentem o ovo pochet, ficou genial!
Tenho que experimentar mais queijos, e programar minhas viagens por aí.
Mas antes dessas despreocupações ainda devo fazer algumas coisas administrativas (entregar papéis sobre a moradia aqui e acolá) e ainda definir meus cursos.
As aulas já começaram, mas ainda não sei quais cursos fazer. Os do segundo ano são um pouco tranquilos, porque eles ainda não estudaram coisas que já estudei, mas os do terceiro ano acho que são um pouco complicados, e estou na dúvida sobre o quanto aceito me esforçar para o tanto que gostaria aprender. O primeiro é sempre pequeno demais e eu nunca limito o último. Dúvida de sempre.
Uma vez eu escolhi uma matéria difícil no Brasil. Era Husserl. Não aprendi nada. Acho que talvez valha usar isso como exemplo, para a vida. O problema é que uma vez escolhi uma matéria que parecia aula do ensino médio e também não aprendi nada. O que me faz pensar que talvez o problema seja comigo, infelizmente.
Por último, vale lembrar que estou ainda sem internet, então está um pouco difícil me comunicar. Quando abri os e-mails tinha muita propaganda e um monte de resultados de anúncios de casa, além de misturadas mensagens que não li ainda, mensagens que li e não respondi na hora, e que já respondi, etc. Nessa bagunça posso falhar em responder alguém - o que é horrível, porque realmente fico muito feliz com qualquer mensagem carinhosa. Então me perdoem, quando eu acessar a internet frequentemente eu poderei me comunicar direito. Por enquanto faço minhas aparições por aqui, sempre com saudade.

15 comentários:

  1. Quanta notícia boa minha linda!! Como é bom ler vc feliz!! :)
    Morrendo de saudade e orgulho da minha irmã mais nova!

    ResponderExcluir
  2. é sempre muito gostoso passear por seus escritos, muito bom ter notícias suas e boas, ainda melhor.
    Meu amor te amo, Deus te abençoe e Nossa Senhora te guarde,
    mamãe

    ResponderExcluir
  3. Boas notícias! Estamos aqui acompanhando tudo. Sucesso! Guga

    ResponderExcluir
  4. Maria, estou feliz por não precisar ir te resgatar embaixo da ponte. Que festa... casa nova, colchão gostosinho, ufa! Vc sempre tão querida pontuando a importância de cada um de nós em sua vida. Não preciso dizer que a reciproca é verdadeiríssima.E eu e sua mãe estamos formando uma dupla sertaneja: Nhô Ruim e Sô Pior da internet. Imagina eu ensinando ela a postar comentários aqui. Acaba que estamos, por puro desconhecimento, as duas assinando como anônimo. Não tem importância, afinal é a mãe titular e a madrinha (mãe substituta), tudo falando a mesma língua. Bjs com saudades. Sua madrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, eu sei que geralmente as ânonimas são vcs! :P
      Saudade, querida. Beijo grande!

      Excluir
  5. Diego Carvalho27/9/12 17:27

    Aê Maria. Conversei com sua mãe e ela me disse de seu Blog. Parabéns, fiquei surpreso em saber que está tão tão longe de Três Lagoas, mas muito feliz por saber que o potencial que via em você está bem visível e aparente agora.

    Um abração
    Bom saber que você está viva, haha.
    Espero que depois de você ter visto tanta beleza, já tenha tirado a conclusão de que Deus realmente existe!
    rsrs

    Beijos...
    Seu antigo amigo Diego Carvalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, quanto tempo! Não sei como faço pra resposta chegar até você! Tomara que você receba por e-mail. Enfim, obrigada pela lembrança! Também queria saber como vc está!
      Quanto a Deus, o mundo é mesmo enorme, ainda estou descobrindo tudo isso.
      Beijo beijo!

      Excluir
  6. Ai, Maria, eu gosto tanto de ler vc! Nossa, parece que vc tá pertinho. Queria poder tb saber assim, me levar pra perto de vc pelas minhas palavras pra matar um pouco da saudade, mas de qualquer forma, to tentando, rs escrevendo exatamente o que me vem a cabeça, como qdo eu falo, desse meu jeito destrambelhado que vc já conhece. rs Fiquei muito feliz de saber que já está se organizando com casinha pra ficar bem e poder curtir ao máximo essa experiência magnífica que deve ser a europa. bom que já tenha um endereço fixo, acho que essas viagens mais longas merecem cartas, postadas pelo correio mesmo, me manda seu endereço que quero te enviar umas. Aqui estamos finalmente na primavera, mas o frio ainda nao abandonou de vez essa serrinha, semana passada tivemos 4 graus no soberbo e 8 aqui em casa....o outono na europa é lindo, aproveite as paisagens! amo vc, queridona, beijos da tia Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Aqui o frio já está começando. Também gostaria de ler notícias suas! Daí, pronto, endereço enviado! rs. Beijos beijos, tia!

      Excluir
  7. Oi Maria, me mande um e-mail com seu numero de telefone
    Beijos
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também quero, ok!? Já pedi pra Maria há tempos e nada...

      Excluir
    2. sim senhor/senhorita!
      Já enviei. rs. Beijo!

      Excluir