domingo, 6 de agosto de 2006

Saudade de viajar

Saudade de viajar.
Viajar de carro, à noite.
Saudade de Teresópolis.
Da noite da estrada. Do vazio, das luzezinhas vermelhas que ficavam por um tempo na frente do carro, das brancas que ofuscavam a vista, mesmo estando a uma distância considerável.
Saudade da calmaria da noite.
Saudade de ver o mato na beira da estrada, balançando como se pedisse pra ir com os carros que passavam. Saudade de ver as nuvens prateadas pelo brilho da Lua. E de ver as estrelas borrifando aquele céu escuro com brilhos suaves e audaciosos, bonitos mesmo.
Saudade do vento agradável, do frio agudo e do cheiro extasiante de noite que entravam no carro quando meu pai abria a janela.
De quando parávamos no pedágio e todo mundo acordava com as luzes fortes. E da perspectiva de chegar. Das apostas do horário em que chegaríamos.
Saudade de ver o sol nascer. Das plantações de cana, abacaxi e laranja que têm ao longo da estrada. Dos arco-íris que gostavam de aparecer quando estavam todos quietos. De ficar com medo sempre que íamos descer a Serra das Araras.
Saudade das músicas que escolhemos juntos. De ficar com um ombro doendo por estar apoiando a cabeça de um irmão sonolento. E de dormir no ombro deles, também.

Saudade de viajar, mesmo.

Um comentário:

  1. Olá!
    Gostei desse seu texto pelo fato dele expressar muito bem uma viagem.
    Sou apaixonada por viagens(apesar de não fazê-las).
    Gosto exatamente desses detalhesinhos que ninguém quer na hora, mas depois faz uma diferença tremenda.
    Gosto exatamente de olhar pra trás e perceber" Aquela viagem foi legal.."(apesar de na hora não percebermos isso..)
    Gosto exatamente das paradas em que ao sairmos do carro sentimos o alívio:" Ih é, eu tenho pernas!"
    Gosto exatamente das viagens com os irmãos..das brigas, piadas, brincadeiras..e até dos cochilos debruçados nos outros, como você também falou lá.
    Enfim, adoro muito viagens também por sua finalidade:Variar.
    Adorei seu texto, mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir