quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Calçada da Fome



Isso é do Cactos Intactos.
Eu recebia e-mails com filmes, críticas e comentários deles há um tempo. E, confesso, achava legal mas nunca tinha apostado muito. Dessa vez eu vi o filme e fiquei surpresa. É bom mesmo!

Eu sempre quis conversar a fundo com mendigos, assim, exatamente como Hfroid faz no vídeo. Tenho vontade de saber o que eles pensam, o que os deixam indignados, o que os deixam felizes...

Na verdade eu queria saber isso de qualquer qualquer pessoa comum. Incomodar com perguntas que exigem uma posição. É que as pessoas que conversam sobre roupas e novelas o dia todo desviam o assunto.

Talvez os mendigos respondam (e me parecem extremamente sinceros) porque nunca são ouvidos. Talvez eles estivessem dispostos a falar sobre qualquer coisa. Talvez eles queiram que alguém saiba o que eles pensam. É normal. Quando se pensa.

Sabe, eu tinha mesmo vontade de conversar com eles.
Mas, por um motivo ou outro, que não sei identificar, mas do qual me envergonho de qualquer forma, eu tenho medo de falar com eles. Um receio que ainda será superado, mas ainda receio.

Talvez o medo seja aquele que todos que têm casa e comida aprenderam a ter, um medo instintivo, por convenção social.
Mas talvez seja o medo de ver o quanto sou egoísta, injusta, hipócrita ou qualquer coisa do tipo.
O quanto eu sou, o quanto você é, o quanto somos todos, ao deixá-los à margem da sociedade, assim.
São pessoas como outras quaisquer. Ou não, podem ser pessoas pensantes. Mas aí é um motivo a menos para excluí-los.


powered by performancing firefox

Nenhum comentário:

Postar um comentário