sábado, 1 de setembro de 2012

Novo albergue

Desde Fourviére, um tanto de coisinha aconteceu. (Mas o cartão postal, ainda não postei! Falta grave)
Tive que mudar de albergue porque aquele estava cheio. Vim para uma casa de um francês que abriga pessoas na casa dele por um preço razoável. É um quarto com seis pessoas, mas é bom. A gente fica bastante na sala e convive mais com essas seis pessoas. Quando eu cheguei, encontrei uma moça que estava no mesmo albergue que eu, antes. Estamos todos os 6 procurando lugar para morar, e provavelmente olhando os mesmos anúncios. Pareceria uma boa solução alugarmos um lugar juntos, mas desconfio que não, porque há muitas burocracias para alugar um lugar aqui. Há burocracias para qualquer coisa. Estou muito perdida e aflita com o fato de ainda não ter casa, por isso faltei em dar notícias. É ruim fixar as coisas difíceis numa notícia que vai durar mais do que a própria dificuldade das coisas. O bom era eu resolver logo e poder dizer que eu achei um lugar e ele é bom, etc. Mas enquanto isso não acontece, não adianta muito eu não dizer nada, né? Além disso, mesmo estando um pouco nervosa, tenho feito coisas muito legais!
Anteontem comprei um celular aqui, numa espécie de camelô. Comprei um desses celulares espertinhos que acessam a internet e tudo, mas tem o teclado pequenininho. Tive que negociar em francês, fui na mesma loja umas três vezes. Não sei se fiz um bom negócio, mas o celular é legal. As poucas fotos que tirei não ficaram muito boas, pelo menos na tela dele, por isso não passei nenhuma para cá ainda.
Huyen, uma tímida resenhista culinária vietnamita
Fotos legais são as que uma amiga vietnamita tira, tem três aqui para vocês verem. Fiz amizade com ela em algumas horas - ela também dormiu aqui na casa em que estou, muito simpaticamente disse que ia passear e perguntou se eu queria ir com ela. Eu realmente não conseguia entender o inglês dela, mas achei que seria ótimo ir. Ela trabalha com resenhas de comidas! Daí fui aproveitar os conhecimentos dela. A gente foi a um restaurante na parte antiga da cidade. Acho que as pessoas esperavam que falássemos francês, ficaram um pouco decepcionadas, mas depois que pagamos a conta, agradecemos e pedimos desculpa pelo nosso péssimo francês, elas sorriram, então foi bom. Ah, e a refeição me deixou muito feliz na verdade. Huyen escolheu um pato ao vinho com batatas e uma salada lyonesa, e nós dividimos. 
Huyen insistiu em me usar como
modelo no ponto de ônibus
Depois pegamos chuva para ir até o ponto de ônibus e ficamos tirando fotos enquanto esperávamos.
Foi uma ótima noite.
Ontem Huyen foi para Milão conhecer as comidas de lá, eu passei o dia procurando como que "repúblicas" na internet. Saí para almoçar, encontrei uma padaria e pedi um sanduíche de salmão. Não imaginei que o salmão estaria cru. Confesso que foi um tanto difícil comer o sanduíche inteiro, peixe cru é algo que não foi feito para o meu metabolismo, parece.
O clima de Lyon parece meio maluco. Saí de casa com o vestido da foto, fiquei menos de uma hora fora, ia passar num supermercado na volta, mas foi impossível. Uma nuvem veio com umas gotinhas de água e trouxe um vento congelante! Eu literalmente corri para casa, com muito muito frio. Coloquei outra roupa e pude sair de novo. foi engraçado. Eu costumo dizer que São Paulo é assim, mas nunca vi uma mudança climática tão rápida.
Ontem o dono da casa em que estamos, Romain, reclamou de nossas comidas congeladas e disse que teríamos uma boa surpresa hoje. No café da manhã, de fato, tivemos um almoço! Dois tipos de macarrão, quatro de queijo, uma torta, pães, salada, geléias, leite, suco, chá, café e até sobremesa! Romain disse que isso era comida francesa. Todos nós adoramos, evidentemente.
Eu tinha combinado de ver duas casas, e perguntei para a Lada, da Rep. Tcheca, se ela queria ir comigo. O inglês dela eu entendo um pouco mais facilmente do que o da Huyen, então a gente pode conversar um pouco mais. Andamos pela cidade a tarde toda. As casas não foram muito promissoras, tenho falado com o Joaquim, para ter informações (ele ainda diz que pareço uma camponesa portuguesa, de tão burrinha), ele diz para eu esperar, que acharei coisa melhor.
Lyon à noite, foto de Huyen
Numa dessas noites na casa do Romain, ele me chamou para ir na casa de um dos amigos dele. Aqui na casa dele mesmo, só falamos inglês - acho que falei mais inglês do que qualquer outra língua até agora. Lá na casa de seus amigos, eram todos franceses, então pude ouvir as conversas entendendo metade do que eles falavam, foi bem legal, e muito simpático da parte do Romain ter me chamado. Me senti bem.
Tenho achado o francês cada vez mais bonito de se ouvir, não vejo a hora de sair por aí falando!
E também tenho aprendido a não entender o que as pessoas dizem. Não é tão fácil quanto parece, mas você percebe que precisa se conformar. Você aprende a, assim que capta o espírito da frase, livrar a pessoa da repetição infinita que seria necessária se você quisesse entender todas as frases.
Ainda é difícil para mim, porque eu gostaria de entender tudo, mas é como um tratamento de choque: estou há muito tempo sem entender muita coisa. A gente se acostuma. E diz "oh, oui", "oui, ça va", "non, merci". E acabou a conversa. (Assim, quase que na vírgula.)

5 comentários:

  1. Maria, adorei ler vc.
    Beijo emocionado.

    ResponderExcluir
  2. Pai, é muito bom ouvir isso de todo mundo que eu gosto. Mas, de você, não tem igual. Como dizem lá em são paulo: Tamo junto!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2/9/12 17:15

    Você fazendo tai chi de vestidinho Elvira Matilde foi o máximo. Sinto como se estivesse aí, bem pertinho de você. Bjs da madrinha.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3/9/12 11:21

    oi querida, desta vez acredito que consigo te mandar um beijo através desse modo divertido e bonito de te ler.
    adorei as fotos sua amiga parece bonita, beijooooo

    ResponderExcluir
  5. Beijo Maria!!!

    Estamos com saudades por aqui!
    Beijos nossos!


    Família Lira Bertoche!

    ResponderExcluir